21 de maio de 2008

Mentiras Confusas


Num comentário ao post - “O Pensador Louco” já tinha adiantado que o primeiro é mentiroso.
(
Isto foi o abrir de um parêntesis para responder ao último comentário ao dito post.
Portantos, cá vai disto: O primeiro, o que deixou de fumar, Uiiiiiiiii… esse está viciado em mentiras. Quanto a casar-se com uma bela princesa??? Que tal a Lili!? Já chega, vou fechar parêntesis.
)
Como estou um mãos largas, mas só por isso, vou identificar o “santinho” que vai comer, desculpem, que vai casar com a princesa.
Confesso que a explicação nem a mim me convence totalmente, mas é a melhor que consigo encontrar e, é a única que faz algum sentido.
Recordo-vos que dos três irmãos apenas um diz sempre a verdade e que a pergunta do Louco era: “Qual de vocês é mentiroso?”

A tentativa de explicação:
Como o primeiro irmão indica o segundo, mesmo que esteja a dizer a verdade, só identifica um dos mentirosos. Quem será o outro?
Também o terceiro irmão aponta apenas para o primeiro, o que nos leva a uma conclusão semelhante à anterior.
O primeiro e o terceiro irmãos não se auto-excluem e só identificam um dos mentirosos. No caso de estarem a mentir, nenhum deles será o escolhido.
Com base nas suas afirmações não conseguimos chegar a qualquer conclusão.
Confusos??
Por sua vez, o segundo irmão diz que não mente, deixando implícito que os mentirosos são os outros dois.
Neste caso duas hipóteses se colocam:
1 – Está a mentir => Ele é um dos mentirosos e ficamos numa situação em que o problema é tipo pescadinha de rabo na boca e não se consegue resolver;
2 – Está a dizer a verdade => Excluímos os mentirosos e está encontrado o desgraçado que vai levar a princesa ao altar.
Convencidos!?

2 comentários:

Patalógica disse...

não.
continuo a votar no 1.º (não no zé, esse só leva o meu voto se eu me enganar)
mas depois eu faço-te um desenho (é mt complicado explicar aqui)
;)

N. disse...

Os Zés (acho que toda a gente sabe), são mentirosos.
O outro, o peixe, também não diz sempre a verdade.
Se tens uma explicação (com desenho e tudo),
dou o...
Não dou nada, que isso de torcer o braço deve doer.
Mas se conseguires convencer-me: Porreiro, Pá!