23 de maio de 2008

A Idade dos Filhos



O Luís e o João, dois amigos do tempo de faculdade, encontraram-se na rua por acaso. Como já não falavam há muito tempo, ao colocarem a conversa em dia, descobriram que ambos eram casados e tinham o mesmo número de filhos.
Partindo dessa curiosidade, e como gostavam de se desafiar mutuamente...

Luís: Será que és capaz de adivinhar as idades dos meus 3 filhos?
A multiplicação das suas idades é igual a 36 e, a soma delas é o número do apartamento onde vivemos.
João: Tenho uma pequena dúvida, podes dar-me mais uma pista?
Luís: O meu filho mais velho tem olhos azuis.
João: Já sei a idade dos teus filhos!
Continuaram a conversar e houve a retribuição do desafio.
João: Dobrando o resultado da multiplicação da idade dos teus filhos encontras o produto da idade dos meus. O número de janelas daquele autocarro que ali vai é igual ao que se obtém somando as suas idades.
Luís: Vais ter de me dar uma outra dica.
João: O meu filho mais novo adora chocolate.
Luís: Também já descobri a idade dos teus filhos!

Agora é a vossa vez,
Quais são as idades dos filhos do Luís e do João?

5 comentários:

Patalógica disse...

esta é pior q a da princesa!
e essa história de olhos azuis com chocolates...
desta vez vou ficar à espera da solução...

N. disse...

Pensava que as bruxas conseguiam adivinhar tudo...
Já que não aceitas este desafio, que tal um café?

Patalógica disse...

pra adivinhar nas borras?

N. disse...

Não! Não é para adivinhar...
É para beber, eu quero é o café.
Pensava que vocês usavam bolas de cristal ou liam nas entranhas de uma qualquer criatura, mas se as borras são a última moda... por mim tudo bem.
Posso adiantar, no que diz respeito a idades, as borras vão indicar que: o dos olhos azuis não bebe café e o pai do que adora chocolate não o deixa beber.

Anónimo disse...

os filhos do primeiro homem eh

(2,2,9)

os filhos do segundo homem eh

(2,6,6)

se não for me corrija