8 de julho de 2008

Cor-Luz

Graças ao génio de Isaac Newton hoje sabemos que, com a ajuda de um prisma de três faces, a luz branca pode ser decomposta nas sete cores do arco-íris. Devido a essa decomposição da luz branca temos a capacidade de distinguir os objectos uns dos outros, eles reflectem a luz de diferentes formas.

A cor de um objecto (a percebida pelos nossos olhos) é aquela que corresponde à cor reflectida por esse mesmo objecto.


"Decompondo as cores":
Três cores primárias (o azul ciano, o magenta e o amarelo), são cores puras, ou seja, não se conseguem obter através da mistura de outras cores.
Três cores secundárias (o vermelho-alaranjado, o verde e o violeta), chamam-se assim porque se conseguem obter a partir da mistura de duas cores primárias.
As cores terciárias, são todas as que resultam da mistura das cores primárias.
E as cores intermédias, que resultam da mistura de uma cor primária e secundária.

Chamam-se cores complementares às cores, primárias e secundárias, que são opostas (uma cor primária não entra na mistura da cor secundária complementar).
Exemplos: o vermelho é complementar do verde; o azul é complementar do laranja; o amarelo é complementar do violeta.

Cores Neutras (branco, preto e cinzento). O branco é a soma de todas as cores, "é a luz", resulta do facto de a luz ser reflectida na sua totalidade. O preto é o oposto, resulta da total ausência de luz. Assim, podemos dizer que branco e preto não são realmente cores, mas sim características da luz. O cinzento, nos seus vários tons, resulta da mistura de diferentes quantidades de ambos.
A mistura de uma cor com branco ou preto permite-nos obter diferentes gradações dessa mesma cor.

As cores podem ainda ser classificadas como:
Cores Quentes (amarelo, laranja e vermelho) são consideradas excitantes, estão associadas ao sol e ao fogo e transmitem-nos a sensação de calor.
Cores Frias (violeta, azul e verde) são consideradas calmantes, estão associadas à água, ao gelo, ao céu, e às árvores e transmitem-nos a sensação de frio.

Depois de tudo isto, aconselho-vos a darem largas à vossa veia artística, comprem uma caixa de lápis de cor e…

4 comentários:

Patalógica disse...

o q é q andaste a fumar??

N. disse...

Qualquer coisa com cor.

Patalógica disse...

ahhhh! ácido...... os beatles tb andaram nessa, e à conta disso viram a Lúcia no céu com diamantes... não sei se era a dos 3 pastorinhos, mas q ela voava, voava!

N. disse...

E nem precisaram de ir a Fátima.