9 de julho de 2008

Psicologia das Cores



Pegando nas cores que estiveram a votação, sentem-se confortavelmente e imaginem que estão num daqueles sofás de psicanalista.
Estão preparados?
As vossas preferências dizem tudo sobre as vossas personalidades.
Se não concordarem, então… ainda têm umas horitas para alterar a vossa votação.

A Influência das cores:

O branco é a reflexão total (oposto do preto) de todas as cores.
Comunica uma sensação de '”não me toques”'. Branco é pureza e é uma cor que não compromete. Visualmente, o branco transmite uma elevada percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre cores quentes, é o facto de as fazer parecer extremamente coloridas.
Positivo: Higiene, esterilidade, claridade, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência.
Negativo: Esterilidade, frieza, barreiras, ausência de simpatia, elitismo.

O amarelo é, essencialmente, estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do optimismo. Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade.
Positivo: Optimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade.
Negativo: Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.

Sendo uma combinação de vermelho e amarelo, a cor laranja é estimulante e reactivo, combinando o físico e o emocional. Faz as nossas mentes concentrarem-se em questões de conforto físico - alimentos, calor, abrigo - e sensualidade. É uma cor “divertida”. Negativamente, centra as nossas atenções no oposto - a necessidade do que se perdeu. E demasiado cor-de-laranja sugere frivolidade e ausência de valores intelectuais sérios.
Positivo: Conforto físico, alimento, calor, segurança, sensualidade, paixão, abundância, divertimento.
Negativo: Privação, frustração, frivolidade, imaturidade.

O vermelho parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo.
Positivo: Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, estímulo, masculinidade, entusiasmo.
Negativo: Desafio, agressão, impacto visual, perturbação.

O rosa afecta-nos fisicamente mas acalma em vez de estimular. A cor rosa é, psicologicamente, uma cor poderosa. Representa o princípio feminino e a sobrevivência da espécie. No entanto, demasiado rosa é esgotante, em termos físicos e pode ser um tanto ou quanto desmasculinizante.
Positivo: Tranquilidade física, alimento, calor, feminilidade, amor, sensualidade, sobrevivência da espécie.
Negativo: Inibição, claustrofobia emocional, fraqueza física, desmasculinização (castração).

O violeta leva a consciência a um nível de pensamento mais elevado, mesmo até a um nível espiritual. É altamente introvertida e encoraja a contemplação ou meditação profunda. Associa-se à realeza e geralmente comunica a mais elevada qualidade. Tem associações com o tempo, o espaço e o cosmos. A utilização excessiva do violeta pode trazer demasiada introspecção e a tonalidade errada pode transmitir algo de vulgar e de mau - muito mais rapidamente que outras cores.
Positivo: Consciencialização espiritual, contenção, visão, luxo, verdade, qualidade, autenticidade.
Negativo: Introversão, decadência, supressão.

O azul é a cor da mente e é essencialmente tranquilizante. Azuis fortes estimulam pensamentos claros e os azuis suaves mais claros acalmam a mente e ajudam à concentração. É a cor da comunicação sem obstáculos. No entanto, pode ser também sentida como fria, com ausência de emoção e desagradável.
Positivo: Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma.
Negativo: Frieza, frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia.

O verde capta o olhar e como não precisa de ajuste é, por isso, uma cor tranquilizante. É a cor do equilíbrio - muito mais do que a maior parte das pessoas pode pensar. Quando o ambiente que nos rodeia contém muito verde, tal indica a presença de água e, consequentemente, um risco de fome diminuto - por isso, o verde tranquiliza-nos a um nível primário.
Positivo: Harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental, equilíbrio, paz.
Negativo: Aborrecimento, estagnação, malícia, enervamento.

O castanho é geralmente constituído por vermelho, amarelo e grandes quantidades de preto. Consequentemente, tem muito da mesma seriedade do preto, apenas mais quente e mais suave. O castanho está associado à terra e ao mundo natural. É uma cor sólida e confiável e a maior parte das pessoas consideram-na uma cor que transmite apoio de uma forma serena - mais positivamente do que o preto que é mais supressor do que apoiante.
Positivo: Seriedade, calor, natureza, terra, fiabilidade, apoio.
Negativo: Ausência de humor, peso, falta de sofisticação.

Preto é a junção de todas as cores - totalmente absorvidas. O preto cria barreiras de protecção, uma vez que absorve toda a energia que vem na sua direcção e cobre a personalidade.
Positivamente, comunica clareza absoluta, sofisticação e excelência sem cedências. Cria uma percepção de peso e de seriedade. O preto é essencialmente uma ausência de luz e pode, por isso, ser assustador.
Positivo: Sofisticação, "glamour", segurança, segurança emocional, eficiência, substância.
Negativo: Opressão, frieza, peso.

O cinzento puro é a única cor que não possui propriedades psicológicas directas. No entanto é bastante supressora. Uma ausência virtual de cor é deprimente e quando o mundo se torna cinzento, somos instintivamente condicionados a introvertermo-nos e a prepararmo-nos para a hibernação (o sono do Inverno). A menos que a tonalidade seja a correcta, o cinzento tem um efeito humidificante sobre as outras cores utilizadas em conjunto com ele. A utilização massiva de cinzento indica geralmente falta de confiança e medo da exposição.
Positivo: Neutralidade psicológica.
Negativo: Falta de confiança, humidade, depressão, hibernação, falta de energia.

2 comentários:

Patalógica disse...

não disseste em quem votaste...
foi na blacky?

N. disse...

Alguém tinha de votar nela.